KAPUTZ

/////////////////////////////////////////////////////////////////////www.kaputz.org//////////////////////////////////////////////////////////

 

This slideshow requires JavaScript.

Em 2002, o Luis, o Ricardo, o Gonçalo e a Bárbara, companheiros de casa decidiram começar a organizar festas nas Caldas / Óbidos e Foz do Arelho para ganharem algum…prazer e experiência na produção (técnica e artística) bem como treinar o design gráfico.

KAPUTZ

O nome surgiu segundo um conceito de “design estragado”; o nome venceu a ideia pela sua fonética/ sonoridade.

Numa bela tarde de verão, o Gonçalo apareceu para fazer música, e ficou por cá.

Com o primeiro trabalho (um postal de natal), comprámos a nossa cadela, a Sie.

Depois o Alexandre Barbosa (dj e produtor, etc) convidou-nos gentilmente a apresentar propostas para a capa de um álbum que ele estava a propor à Universal, o “ United Dj´s of Portugal”. O gajo curtiu, a universal também e nós ganhamos umas massas, para mudarmos todos para uma casa maior, já com a nossa cadela, a Sie.

Continuámos a produzir as festas, a fazer música, a “desainar” flyers, and so on. Depois o Gil, um grande amigo meu, (aka G-spot, 8-Bit men, e um dos headonic2, etc) convidou-nos a participar numa exposição na “Consigo Interiores” em Coimbra; (um mini-mercado Kitch para compras de natal!). fizemos um pequeno brain-storming e criámos a linha “Make Sense”  disponível em HYPERLINK  www.salestore.kaputz.org , roupa com significado amoroso e expressivo.

O Gil curtiu tanto a nossa cena, que nos convidou para fazermos Vj para os Console ( HYPERLINK www.console.li ), Expander e Headonic2, também em Coimbra no museu dos transportes, com a guita dessa noite comprámos nossa mesa de vídeo, que tem um Luma Key, muito potente. Bem, na verdade já tínhamos feito Vj antes, no Incógnito (Lisboa), e na semana de praxe da Esad, mas foi a preto e branco ( é lixado arranjar conversores de S-video, luminancia, crominancia e não sei quê….).

Nessa noite apresentámos um Dj set do caraças…Anos 90 Remisturados…do tipo electro-pantera, house-metallica, pearl jam-kizomba, altamente conceptual, é claro que ninguém curtiu ( já se previa…). O único gajo que curtiu, o “gui” ( de Guilherme ), não apenas pelo som mas pelo aparato técnico (era só cabos e muitos de Midi). O que interessa é que ele nos convidou para dar um concerto na casa dele (no projecto “mi casa tu casa”, uma semana de eventos, instalação e performance. Nós os “Manoevre” compusemos bué de malhas numa semana ( AirUikProject ), todas com caráter algo infantil, divertido e irónico. Fomos lá e bombámos a cena, o ppl curtiu e a Si também, (ficámos sem 128 de Ram, mas caga nisso…) fizemos o “Blue Bear”, que é uma granda malha; o Martins costuma passa-la para a malta de Évora e ele diz que fica tudo doido.

Entretanto, o Samuel Rama (um grande artista por consagrar na escultura e fotografia portuguesa, também decente na Esad), encomendou-nos o seu portfólio. Ele curtiu a cena, disse a gajo que disse a outro e às tantas estava a produção do Teatro da Rainha a perguntar se não éramos de Rio Maior e se não fazíamos umas cenas fixes (ou porreiras já não me lembro bem do termo), nós dissemos que sim senhora e pronto, cartazes, postais, spots, flyers, cd-roms, (futuramente site)etc….tudo aquilo que um teatro precisa.

Entrámos e saímos da A062 (associação cultural nas Caldas), conhecemos a Luísa Arroz, com o embrião “Sonda” e muita vontade de o alimentar. Criámos a imagem, identidade do festival, a par da produção e direcção técnica, correu tudo bem e hoje em dia toda a gente nos cumprimenta no Lux.

O Filipe (aka dj Pipi, colega no Sonda e nosso vizinho de baixo) ganhou um i-pod e a viabilização de um projecto num concurso de ideias do Atmosferas, da Etic. Como não se safou na Etic, pediu-nos para colaborarmos com ele, e assim foi, programámos-lhe a cena toda e ficou altamente ( HYPERLINK www.atmosferas.net ).

O Luis ( bacharel em design e tec. Cerâmica), o Ricardo ( licenciado em Artes Plásticas ), a Bárbara ( licenciada em Design e tec. Gráficas ) e o Gonçalo ( licenciado em Design e Tec. Multimédia ) e a Sie ( cão que já da a pata ) estão à espera de um subsidio para a publicação de uma revista de arte visual ( sem texto ! ),

a preparar o novo site ( HYPERLINK www.tataogiro.com ) mas descritivo do intuito e trabalho deste grupo continuamos a trabalhar obsessiva e extensivamente com todos os mencionados.

Abraços

kaputz

 

Advertisements

Leave a response and help improve reader response. All your responses matter, so say whatever you want. But please refrain from spamming and shameless plugs, as well as excessive use of vulgar language.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s